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Meu nome é Cesar Manzione e neste blog vou contar um pouco da história da restauração de meu SP2.

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Comentários»

1. wagner magalhães - 26/07/2010

amigo parabéns pela preciosidade adquirida. eu tbm tenho um e estou restaurando, sempre fui apaixonado pelo designer desde carro.

Cesar - 27/07/2010

Obrigado pela visita, Wagner! Qualquer coisa estamos por aqui!

2. José Roberto Siqueira - 04/10/2010

Como vai Cesão! Ficando bonito o carrinho hein? Cesão estou tentando pegar um também que está parado em uma casa na Móoca há alguns anos. A dona está relutante em vendê-lo porque era o xodó do marido falecido. Vamos ver o que consigo depois te informo. Abraços

Cesar - 05/10/2010

Obrigado! Me mantenha informado! Abração!

Juan Dierckx - 01/09/2012

José Roberto, continue tentando, você vai conseguir comprar esse carro. Deixe claro para a proprietária que você vai cuidar do carro e mantê-lo original. Eu fiquei em cima de um durante vinte anos e somente este ano conseguí comprá-lo de um vizinho; Realize seu sonho !

Cesar - 02/09/2012

É isso mesmo Juan. Só não podemos desistir dos sonhos.

Abraços!

Cesar

3. Aritone Savegnago - 18/10/2010

E ai Cesar, tudo bem?
Hoje fui ver uma frente de variant (que desespero pra encontrar) e olha,dava pra aproveitar só o lado esquerdo (caixas de roda do meu SP2 estão horriveis) acabei nem comprando. Amanha o funileiro prometeu trabalhar em cima do SP pra ver se tem jeito de dobrar (sei que tem pois o Humberto dobrou as latas (frente) do da foto), se ele disser que não dá vou ligar pro Humberto pra ver quanto fica em valores as duas chapas internas dobradas. Abraço e até amanha.
Tony

Cesar - 18/10/2010

Aristone,

Uma dica (que é o que um amigo meu fez) é comprar a frente de fibra que o Paulo vende no MercadoLivre e dobrar tudo em cima dela. Se tiver interesse posso ver com o meu amigo se ele não quer vendê-la…
Te mandei um mail, conversamos por lá.

Abraços!

Cesar

4. Celso Tonolli - 16/11/2010

Cesar, conversando com o Amadeu ele me comentou sobre a sua dúvida entre as cores.Pintei meu SP2 74 na cor Platina pois tenho um amigo que possui uma Variant 74 com pintura original e consta esta cor. Desta forma por inferencia pintei da mesma. Sendo assim, creio que Volks, sim, pintou carros em 74 com as cores de 73. Como curiosodade, eu tinha a formula do Titanio e solicitei qdo da restauração que fosse pintado desta cor. Feita a tinta inciada a pintura ( eu estava em viagem pelo México a trabalho , o restaurador me ligou e disse: tu me falou que era para ser prata, isto é azul calcinha. Resumindo… tive que raspar o carro novamente. ( coisas de restauração ). Abs e boa sorte. Necessitando de informações estou a disposição.

5. Luiz Alberto Nazari Verani - 08/05/2011

Cesar,
estava olhando as fotos da restauração do teu SP.É um trabalho lento.
Pergunto: e as peças de acabamento como frisos,parachoques,painel, etc. onde se consegue?
Existe algum lugar onde ainda se pode comprar estas peças?
Verani – Florianópolis
Te mandei um mail anteriormente e esqueci de preencher os dados abaixo, mas agora o estou fazendo.
Verani

Cesar - 08/05/2011

Opa Verani!

Não tinha recebido nada antes.
É lento sim, e uma coisa que percebi com o tempo é que temos que dar tempo ao tempo. No começo estava com muita pressa (de besteira) e como o carro não andava, meio que me desanimei. Mas agora voltei com força total… Vai demorar? Pode até ser que sim, mas vai sair….
Peças de acabamento basicamente se dividem em duas: aquelas que podem ser replicadas em fibra e aquelas que são de metal. As de fibra há várias réplicas no mercado e é fácil encontrá-las. Basicamente seriam os frisos pretos, os pára choques e os acabamentos dos faróis.

O painel em si só vi original até agora. Os consoles já vi réplicas serem feitas, mas acabei conseguindo um jogo completo de consoles com cinzeiro e tampões de falante que me salvarão.

Os frisos metálicos também são complicados, apesar de que, se conseguir a pessoa certa, poderá replicá-los. Estava em busca disso, afinal me faltam frisos de calha e pestanas, além do friso do pára-brisa.

Mas como disse, tudo com calma.

Hoje estou postando algumas fotos da ida do meu carro ao funileiro e a carcaça que o Humberto tá trabalhando, quase finalizada.

Qualquer coisa tamos aqui!!

Abração!

Cesar

6. Jorge Goes - 30/09/2011

Caro amigo, você é um herói, afinal restaurar um SP2 é muito difícil devido a dificuldade de encontrar as peças originais. Como você está na estrada há um bom tempo, gostaria de saber se você tem conhecimento de alguém que possui a parte frontal do SP2 ou apenas a lataria para restaurar. Estou encontrando dificuldades para andar com o meu projeto de restauração que já dura três anos. Um abraço. Jorge Goes
sjgoes@hotmail.com

Cesar - 03/10/2011

Olá Jorge! Antes de tudo, obrigado pela visita.

A única pessoa que conheço que pode te ajudar é meu funileiro, o Humberto. Ele faz toda a frente do carro em lata. O blog dele está nos links do blog.

Me avise no que puder te ajudar.

Abraços!

Cesar

7. cezar - 26/10/2011

Amigo, poderia me ajudar! Você é de Natal, RN. Estou querendo restaurar uma PUMA, será que a pessoa que restaurou seu veículo mexe com restauração de puma? Poderia me fornecer endereço para que eu possa entrar em contato com ele! Parabéns pela SP2.

Cesar - 06/11/2011

Não sou de Natal não, sou de São Paulo. Meu funileiro é o Humberto:

http://h4veiculosespeciais.blogspot.com/

Abraços!

8. Paulo Roberto - 08/12/2011

Ola boa tarde a todos,
Parabéns pelo carro e pelo site, Tenho 46 anos, e ja fui um feliz possuidor de um SP2, foi meu primeiro carro. Comprei precisando de muitos reparos depois de alguns anos consegui arrumar o carro todo. Porem logo depois minha ex-esposa engravidou e com muita tristeza tive de vender meu querido SP2. Mas espero de coração um dia poder comprar outro.
Bem chega de nostalgia e gostaria de contribuir com todos amantes do VW-SP2 informando que eu tenho a cópia do catalogo de peças do carro com todas as partes relacionadas (lataria, motor, parte elétrica, painel, suspensão, etc) figuras e seus respectivos números de identificação na VW. Tive o cuidado de digitalizar todas as paginas. Tenho tb praticamente todas as publicações da revista 4 rodas e a auto esporte da época inclusive uma em q aparece o carro antes do lançamento. Não tenho interesse em vender, porem ofereço
sem custo nenhum a qualquer pessoa caso peguem comigo no RJ ou somente pagando as despesas de envio pelo correio.
Cesar posso tb enviar uma copia e vc disponibilizaria no seu site.
Qualquer coisa tenho conta no Twitter , bekorj

Cesar - 19/12/2011

Paulo, muito obrigado pela visita e pelas palavras! Espero também que possa comprar outro em breve!
Quanto ao material, pode mandar pra mim que eu disponibilizo para todos aqui no blog!
Estou entrando em contato contigo para conversarmos melhor.

Abração!

Cesar

9. Luiz Alberto N. Verani - 27/03/2012

Olá Cesar,

Sou de Florianópolis e estou restaurando um SP2 e gostaria de saber o que fizeste para revitalizar o vermelho do friso lateral.

Como se tira o adesivo antigo?

Quanto ás borrachas de porta, tens idéia se ainda se pode encontrar, ou se tem alguma outra que serve no SP2?

Agradeço a atenção.

Verani

Cesar - 01/04/2012

Olá Verani! Obrigado pela visita.

Vamos por partes.

Quanto ao friso vermelho, a melhor forma é você remover todos os frisos de alumínio antigos, passar algum produto removedor (algo como pintoff), polir o alumínio e comprar a faixa reflexiva (já cortada) para aplicação.

Hoje é bem difícil conseguir as faixas originais (veja o post do Luciano explicando um pouco sobre elas (http://vwsp2classico.blogspot.com.br/2012/03/frisos-refletivos.html). As vermelhas que estão no mercado fazem seu papel, mas seria bem legal encontrar as bordô (tenho um jogo de vermelhas aqui, mas se conseguisse as mais escuras, colocaria).

Quanto às borrachas, são únicas e difíceis de serem encontradas. Mas recomendo colocar as réplicas em fibra (já que, mesmo se encontrar as de borracha, com certeza estarão com ondulações)

Abraços!

10. hedio - 07/04/2012

to comprando uma lata de um sp2 quero uma dica como monta

Cesar - 15/04/2012

Hedio,

Tentei te mandar msg mas não consegui. Se quiser entrar em contato comigo direto, me deixe o seu e-mail que eu retorno. Assim posso tentar te ajudar.

Abraços!

11. João - 06/06/2012

Cesar voce ainda possui aquele chicote do sp2 sobressalente que voce comenta em um dos seus post?

O meu esta com um problema e prefiro trocar o chicote todo, se possuir e quiser vender eu posso lhe fazer uma oferta.

Grato

Cesar - 11/07/2012

João,

Desculpa a demora.

Sim, ainda possuo o chicote, mas prefiro comercializá-lo apenas quando fizer a instalação elétrica do meu… Para ter certeza que não precisarei dele.

Abraços!

Cesar

12. David Gotardo - 07/06/2012

Ola Cesar, estou quase comprando um Sp2 e vai precisar de alguma funilaria voce recomenda esta oficina H4 onde voce esta restaurando o seu ?

Cesar - 11/07/2012

David, boa tarde. Desculpa a demora na resposta. De serviço, com certeza não há ninguém melhor que o Humberto para arrumar um SP2. Mas como ele recebeu muito carro nos últimos meses, o prazo pode ser bem flexível.

Abs!

Cesar

13. Hamilton - 21/06/2012

Olá, não sei como se encontra o capô do seu carro, mas eu tenho um capô original alinhado só tem um pequeno amassado, se interessar eu estou vendendo ele, meu e-mail é mitchosp@hotmail.com

Cesar - 11/07/2012

Hamilton,

Obrigado, mas o meu está OK. Porém, vamos ver se algum usuário se interessa!

Abraços,

Cesar

14. moacir - 17/07/2012

BOA NOITE CESAR, voce tem ou sabe quem tem um manual do sp 75, e o volante, se puder me ajudar agradeço desde já,quando é o proximo encontro nacional do sp 2

abraços

Cesar - 02/09/2012

Moacir,

O Manual é bem complicado de conseguir. Eu mesmo não tenho manual do meu, ainda.

Quanto ao volante, vira e mexe aparece um. O Sérgio Ambrogi, figurinha conhecida dos encontros aqui em SP, costuma ter o volante já restaurado. O meu pretendo restaurar com ele.

Abraços!

Cesar

15. Álvaro Bispo de Oliveira - 28/12/2012

Bom dia meus amigos, estou refazendo elétrica total de um SP-2 que um amigo de RP comprou, o qual foi porcamente restaurado, principalmente a elétrica e não sei como funciona o sistema de esguicho de água, o bujão sei que é pressurizado pelo estepe, mas como é liberada a água, onde fica e como funciona a válvula. alguém podendo me ajudar agradeço. Minha especialidade é elétrica de carros, trabalho com carros desde 1974 e alguém precisando é só entrar em contato, pois faço por gostar.

Cesar - 05/01/2013

Álvaro, obrigado pela visita!

Eu particularmente não sei a resposta, vamos ver se algum visitante consegue nos ajudar. Vou ver se consigo por outras vias.

Você está onde? SP mesmo?

Abraços!

Cesar

16. Antonio G Saracura Neto - 03/01/2013

Boa noite Cesar, tudo bem!

Estou me preparando para restaurar um SP2. Voce saberia estimar quanto custaria para deixar um ok? Sei que são muitas variaveis, mas partindo de uma carcaça completa, por exemplo que sai por dez mil reais, Quanto você acha que em media se gasta…Só um chute…
Meu nome eh Neto sou de SP, mas estou trabalhando no Pará. Pretendo iniciar este projeto ainda neste ano de 2013.

Cesar - 05/01/2013

Antônio, obrigado pela visita!

Entrarei em contato contigo via e-mail para conversarmos melhor sobre o assunto.

Abraços!

Cesar

17. Paulo Roberto - 15/03/2013

Ola Cesar, no inicio desta semana vi que vai acontecer o 2 encontro de proprietários de SP2, Vi no mesmo anuncio que terá um catalogo de peças do carro. voce podeira mandar um e mail para falarmos sobre este catalgo?

18. Luiz Eugenio Martins - 25/01/2014

Olá Cesar.
Você pode me passar o contato de quem restaurou seu parachoque? Luiz

19. leandro coleta victor - 11/06/2014

tambem tenho um sp2 e estou reformando, mas estou querendo vende-lo

Antonio G. Saracura Neto - 12/06/2014

Oi Leandro tudo bem?
Voce poderia me dar mais detalhes sobre o carro?
ano, cor, estado e mais importante onde vc está? sua localidade…eu encontrei um mais era na bahia…em Feira de Santana, ficava fora de mão para ir até lá e fechar o negocio…etc

Grato

20. ÁLVARO BISPO DE OLIVEIRA - 11/06/2014

Bom dia CESAR, em dez/2012 comentei que estava restaurando elétrica total de um SP-2. Ficou pronta, perfeita e o sistema de esguicho de água eu resolvi, pois este SP-2 não tinha mais a chave de seta original (adaptaram uma de PASSAT).
Continuo firme e forte com restauração elétrica total de antigos, reformados, etc, pois é minha especialidade. Com menos de dois anos reativando oficina (antes em SP) estou sendo bem procurado pelos antigomobilistas da região e você ou algum amigo precisando de ajuda é só entrar em contato (16)3234-5383 / 7813-6326 (ID 977*2666). Breve estarei com um SP-2 para restaurar por completo e outro que o dono pretende vender, depois passo os detalhes.
Manterei contato.
Abraços.

21. Henrique - 08/01/2015

Oi Cesar, bom dia !
Feliz 2015 e certamente neste ano o “amarelo” estará pronto e perfeito.
Abraços,

22. jose eduardo recena petersen - 14/07/2016

Fantástico é pouco para descrever esta tua paixão! quando conserto algo nos meus carros já considero uma grande vitória, mas este teu garimpo é excepcional!! parabéns pela iniciativa e perseverança, só quem curte o trabalho manual, a dedicação sabe o que tu estás sentindo e passando! grande abraço do Zeca Petersen !!

Cesar - 17/07/2016

Zeca,

Muito obrigado pelo seu comentário! Aprendi muito ao longo desses anos e desde o começo sempre busquei mostrar para aqueles que seguiam caminho parecido com o meu como se resolver…. O Blog de fato não é exaustivo, mas fiz o que pude ao longo desses 6 anos.

Abs!

Cesar


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